mapa 4D

O Mapa 4D nos provoca a explorarmos e nos deslocarmos pelos bairros que compõem o 4º Distrito de Porto Alegre: Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá. O objetivo do mapa é mostrar a diversidade de atividades e espaços relacionados à Economia da Cultura e Economia Criativa nesse território de 12 km². A busca pelos locais, sejam empreendimentos, associações ou espaços públicos, teve como norte um entendimento amplo que passa pela criação, produção, distribuição e fruição de um projeto criativo e/ou cultural. Englobando também as atividades educativas e de aperfeiçoamento nos mais diferentes segmentos artísticos e culturais. O mapa não pretende ser exaustivo e é apenas uma começo de levantamento que certamente mudará com outros focos e o aprofundamento futuro da pesquisa.

CLIQUE AQUI E ACESSE O MAPA

Floresta

No bairro Floresta encontramos inúmeros ateliês de artistas visuais e espaços culturais onde é possível ir a uma exposição de arte, a uma apresentação musical, teatral ou de dança. Há uma grande variedade de empreendimentos de diferentes segmentos criativos como moda, design e arquitetura. Destacam-se também os empreendimentos relacionados à gastronomia como bares e restaurantes. Assim como escolas de artes e de atividades corporais.

 

São Geraldo

Já o bairro São Geraldo conta com uma quantidade significativa de cervejarias. É uma região onde apreciadores e produtores de cerveja artesanal se encontram. Há restaurantes da culinária italiana e alemã remetendo à história das etnias que povoaram o bairro em seus primórdios. Também concentra uma ampla gama de fornecedores de matérias primas (como madeiras e metais), materiais e equipamentos para arquitetos, designers e makers.

 

Navegantes

O Navegantes é outro bairro que concentra os mais diversos fornecedores de quem trabalha com projetos criativos e culturais, sejam eles quais forem. Percebe-se que existem muitos fornecedores para a área gastronômica, tanto atacado quanto varejo. Há também sedes de associações e instituições que promovem atividades culturais e educacionais de diferentes áreas.

 

Farrapos

O bairro Farrapos possui mais de 30 praças onde os moradores realizam atividades de lazer. Os pequenos comerciantes e prestadores de serviço da região ativam a vida urbana do local com seus bares, restaurantes, oficinas, entre outros empreendimentos que atendem a comunidade. Dentre os cinco bairros do 4º Distrito, o Farrapos é o que conta com o maior número de moradores: 18.986 (dados do censo de 2010 feito pelo IBGE).

 

Humaitá

No bairro Humaitá, prioritariamente residencial, está o vasto Parque Mascarenhas de Moraes. Nos 18 hectares do parque há uma área de preservação ambiental (com um dormitório de garças), quadras de esportes como futebol 7 e vôlei, equipamentos esportivos, churrasqueiras e quiosques cobertos. É neste bairro que se localiza o estádio de futebol Arena do Grêmio e diversos pontos de encontro de seus torcedores.