Oficinas

DOMINGO: 29 de abril

Todas as oficinas são gratuitas e abertas ao público.

As inscrições para oficina de Gamificação serão feitas por ordem de chegada, até o limite de 25 participantes. Chegue antes das 14h para garantir sua vaga.

 

Miolo Nerd

No Deslocamentos 4D, o Matehackers vai promover uma amostra de projetos de seus integrantes e outras pessoas que queiram mostrar suas invenções. Pedais de guitarra com arduíno, robôs, bots, leds, emuladores de videogames e outra traquinas digitais produzidas pelos hackers vão estar espalhadas pelo espaço junto com seus autores, como uma mostra de feiras de ciências. Haverá uma fala inicial sobre conhecimento aberto e cultura livre, em que os integrantes do grupo vão expor sua visão sobre o assunto, e depois cada um dos projetos vai ser apresentado brevemente, com espaço para conversa na sequência.

CONVITE: Se você tem algum projeto que quer apresentar para um público diverso e “fora da bolha” da tecnologia, de um pedal de guitarra com arduíno a uma piratebox num cachorro, coisas úteis ou inúteis, acabadas ou começadas, artísticas, sociais, técnicas, nível fácil ou nível hard de conhecimento, se inscreva nesse formulário (4 campos, rapidim) pra gente organizar os projetos para o sábado: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5ztidelKwZD_SzP5gQaqBE0ZwXqt-90GcVTuOEnVYj8waiw/viewform?usp=sf_link

Horário: 14h – 21h
Local: Espaço Miolo / Vila Flores

Oficinas Makers

01 – Oficina demonstrativa de Kokedama

Venha conhecer essa técnica que vem encantando as pessoas. Kokedama é um método de cultivo desenvolvido no Japão que utiliza materiais simples e requerer poucos cuidados, muito prática e gostosa de fazer. Demonstração, dicas e cuidados.

Maker: Luciana Costa de Oliveira.

Iniciativa: Flor de Oliveira / facebook.com/aflordeoliveira

02 – Oficina demonstrativa de Recorte com serra Tico-tico de mão para iniciantes

A proposta é que os participantes tomem conhecimento da matéria prima, Madeira, e da ferramenta, a Serra Tico-tico de mão. Com a orientação de uso da ferramenta os alunos criam ( mão livre) um desenho ou uma forma que desejam recortar na madeira plana, de forma bem espontânea, a gosto. Após realizar o recorte, iniciamos a fase de lixação, com orientação e mão na massa! E por fim a etapa da pintura e acabamento.

Maker: Talita Demartini.

Iniciativa: Ksulo / facebook.com/EspacoKsulo

03 – Oficina de revestimento de cabos para luminárias e extensões

Demonstração do processo de montagem e materiais usados para revestimento de cabos PP antichama com tecidos coloridos, considerando o uso para fins elétricos.

Maker: Alexandre Lopes Fagundes.

Iniciativa: Luz Feito a Mão / facebook.com/luzfeitoamao

 

Horário das oficinas: 14h-16h
Local: Rua Hoffmann

 

Oficina Gamificação

A maior qualidade que se pode extrair de um jogo é sua capacidade de engajar pessoas. Como podemos usar isso no dia-a-dia, nas empresas, nos projetos e campanhas para trabalhar objetivos e comportamentos? Esse workshop foi criado para responder essas questões e instrumentalizar empresas e pessoas para engajar equipes, traçar soluções e criar mecânicas certeiras

Horário: 14h – 18h
Local: Vila Flores