Seminário #deslocamentos4D


O seminário #deslocamentos4D é baseado em diálogos construtivos, com o objetivo de promover um grande debate sobre assuntos pertinentes ao 4o Distrito de Porto Alegre. A região – um espaço aberto de economia criativa – é baseada em experiências colaborativas, que serão o ponto de partida para a estruturação das ideias desenvolvidas durante o evento.

O Painel Central vai apresentar um resgate histórico do 4o Distrito e projetos em curso na região. Em um diálogo direto com agentes locais, o professor Bennamy Turkienicz vai tratar sobre o Master Plan, Ezequiel Moraes apresenta o Assentamento Urbano 20 de Novembro, Vânia Gonçalves de Souza fala sobre o Impacto Social e Conceitos de Unidade Habitacional, Antônia e João Wallig apresentam a experiência do Vila Flores e Ghissia Hausser fala sobre o projeto Porto Alegre Tecnópole. A mediação será feita por Rafael Passos, do Instituto de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul.

Os painéis simultâneos serão divididos em cinco mesas com temas diversificados e simultâneos, com discussões complementares ao painel central. Estimulando um diálogo construtivo – de prós, contras e visão de futuro – e com a participação de todos, cada mesa vai contar com especialistas de áreas específicas em Economia Criativa, Tecnologia e Inovação, Direito à Moradia, Sustentabilidade e Inovação Social, Urbanismo e Mobilidade, Cultura e Educação.

Após a discussão dos temas propostos, será formada novamente uma única mesa para definições e conclusões finais e elaboração de um documento coletivo. Esse documento, que reforça iniciativas existentes, amplia possibilidades e aponta novos caminhos para o 4o Distrito, será entregue a representantes do poder público e privado. Ao final do seminário, será consolidado um documento para a região.

Debatedores painel central

Rafael Passos – Arquiteto e Urbanista graduado pela FA-UFRGS em 2007. Consultor do Centro de Estudos e Planificação do Ambiente (CEPA) de 2008 a 2010. Atua como assessor técnico para movimentos e cooperativas habitacionais. Mestrando em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR-UFRGS. Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Cultura – RS. Representante do Colegiado de Arquitetura e Urbanismo no Conselho Nacional de Política Cultural, órgão colegiado do Ministério da Cultura. Vice-Presidente do IAB/RS 2014-2016. Presidente eleito do IAB/RS 2017-2019

Bennamy Turkienicz – Possui Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), Mestrado em Desenho Urbano (MA) pelo Joint Center for Urban Design – Oxford Polytechnic – (1979), Mestrado em Estudos Avançados de Arquitetura (MSc) pela Bartlett School of Architecture / University College London – (1981), e Doutorado em Urbanismo (PhD) pela Arkitektur S. da Chalmers University of Tecnology (1982). Atualmente é : Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor do Departamento de Arquitetura da FA-UFRGS, Professor dos Programas de Pós Graduaçãoe Pesquisa em Arquitetura -PROPAR e de Design (PGDesign) da UFRGS. É coordenador do Masterplan para o IV Distrito e atua principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, planejamento urbano, estudo de impacto de vizinhança, desenho urbano, análise do espaço urbano e Planos Diretores.

Ezequiel Moraes – Dirigente do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia. Fundador da Cooperativa 20 de Novembro. Representante do Fórum Sul de Reforma Urbana(S.C-R.S-Paraná). Ativista da Aliança Internacional dos Habitantes. Membro do GT Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários. Membro do Conselho Estadual da Cidades.

Ghissia Hausser – Arquiteta. Doutoranda em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Desenvolvimento Econômico e Social pela Université Paris 1 e Especialista em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente atua na Diretoria de Incentivo ao Desenvolvimento da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN e atuou como Secretária Adjunta de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul no período 2011-2014.

Antônia Wallig – Pedagoga e mestre em Artes Visuais, atua em processos artísticos colaborativos e arte educação. É gestora cultural do Vila Flores.

João Felipe Wallig – Arquiteto e urbanista formado na Escola da Cidade – São Paulo, é sócio fundador do escritório Goma Oficina e arquiteto responsável no projeto Vila Flores.

Vânia Gonçalves de Souza – Formada em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi consultora da UNESCO, atualmente é Coordenadora das Redes de Sustentabilidade e Cidadania na Prefeitura de Porto Alegre. É Global Adviser do UN Global Compact Cities Programme. Ao longo do tempo, destaca participação como palestrante nos seguintes eventos: Simpósio Anual da Rede Internacional de Cidades Sustentáveis em Vancouver, RIO + 20 no Rio de Janeiro, Congresso ANAMM (Moçambique), Congresso da CGLU (Cidades e Governo Local Unidos) em Durban. Foi
membro da Missão de Mentoring, nas cidades de Moçambique, Xai Xai e Inhambane.

Mediadores mesa Economia Criativa, Tecnologia e Inovação

Milton Cruz – Pesquisador do Observatório das Metrópoles/Núcleo Porto Alegre. Professor da UNISINOS/Curso: Cidade e planejamento territorial. Doutor em Sociologia pela UFRGS. 2016 – Elaboração do Relatório “Análise técnica do EIA/RIMA – Revitalização do Cais Mauá”, participação na Audiência Pública Municipal de 18 de setembro de 2015 e protocolo junto ao órgão de licenciamento ambiental (SMAM). 2012 – 2013 Mercosul e Regiões de Fronteira-IPEA/FEE-RS. 2012 – 2013 Mercosul e Regiões de Fronteira- IPEA/FEE-RS – Pesquisa e análise de indicadores sociais e econômicos, e de investimentos nas cidades da
Região da Fronteira, nos Arcos Central e Sul do Brasil. 2010 Diagnóstico socioeconômico do Parque Estadual de Rondinha-RS

Aline Bueno – Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (2002), possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RS (2004) e Especialização em Economia da Cultura, pela UFRGS (2014). Atualmente, é mestranda em Design Estratégico pela Unisinos, membro da Associação Cultural Vila Flores e voluntária no Projeto Vizinhança.

Iván G. Peyré Tartaruga – Pesquisador em Geografia da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Integrante das redes de pesquisa Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre. Integrante da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Ciência, Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – período sanduíche na Universidade de Sevilha (Espanha). Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (GECTID). Atua na área de Geografia Econômica. Temas de pesquisa principais: geografia das inovações.

Mediadores painel Direito à Moradia

Cláudia Favaro – Arquiteta e Urbanista. Especialista em Gestão Estratégica do Território Urbano pela Unisinos. Membro do conselho diretor do IAB/RS. Membro da Coordenação Nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem TeTo)

Priscila Voigt – Integrante do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas, moradora da ocupação Lanceiros Negros e membro da Unidade Popular pelo Socialismo, partido em fase de legalização.

Representante Caixa

Mediadores painel Sustentabilidade e Inovação Social

Fabiola Pesci – Executiva de negócios da Pasárgada – oficina de sustentabilidade, iniciativa que catalisa a criação da economia circular. Cria e desenvolve atividades para menor impacto ambiental. Formada em Comércio Exterior, tem duas especializações, uma em E-business e outra em Gestão Ambiental. Aprendeu logo que resíduo no lugar certo passa a ser insumo e, assim, minimiza extração de recursos. Criadora do prêmio ECODESIGN para o Sindimóveis de Bento Gonçalves é também a coordenadora da Semana Lixo Zero Porto Alegre.

Denise Souza Costa – Advogada, especialista em Direito Público e Mestre em Políticas Públicas pela PUC- RS; consultora da UNESCO de 2009 a 2012 é agente de governança da Secretaria Municipal de Governança Local; coordenadora do programa de inclusão produtiva na reciclagem de Porto Alegre.

Mediadores painel Urbanismo e Mobilidade

Katia Suman – Graduada em Ciências Sociais, mestre em Comunicação, radialista e apresentadora de TV. Uma das idealizadoras da Rádio Elétrica.

João Felipe Wallig – Arquiteto e urbanista formado na Escola da Cidade – São Paulo, é sócio fundador do escritório Goma Oficina e arquiteto responsável no projeto Vila Flores.

Daniela Cidade – Daniela Cidade, Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas; Mestre e Doutora em Arquitetura (PROPAR/UFRGS); Professora da Faculdade de Arquitetura/UFRGS, pesquisadora na área de Arquitetura e Artes Visuais: processo de criação e processo de transformação urbana. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa intitulado Arquitetura, Fotografia e Apropriações. É cocoordenadora do Grupo de Pesquisa Imagem, Identidade e Território (GPIT/UFRGS);
Coordenadora do Projeto de Extensão A Cara da Rua, Coordenadora Adjunta do Programa de Extensão Universidade na Rua (PROREXT/UFRGS, PROEXT/MEC-SESu).

Mediadores painel Cultura e Educação

Thais Petzhold – Artista gaúcha atuante na cena cultural desde 1990 tem trabalhado com diversos coreógrafos, diretores de teatro e artistas de diferentes áreas e nacionalidades. Com formação em dança clássica e contemporânea aliada a uma vasta experiência em outros estilos de dança e técnicas de movimento, além de linguagem e interpretação teatral, tem seu trabalho baseado na interface da dança com outras artes, elementos da natureza, arquitetura, cotidiano, filosofia, ciência, entre outros. Ministra aulas e
workshops de dança e expressão corporal que focalizam a sensibilidade, o experimento corporal e sua apropriação como ponto de partida para um estado consciente, criativo e amplo. Caminho que vai sendo construído por experiências individuais e coletivas compartilhadas e pelo reconhecimento do transitório. Protetora, sócia e gestora da Casa Cultural Tony Petzhold, um espaço de referência em dança, arte e cultura, que há mais de seis décadas atua no desenvolvimento da formação, pesquisa e produção dessas
áreas e suas vertentes, propondo a construção de relações cotidianas baseadas na ecologia e sustentabilidade.(www.casaculturaltonypetzhold.com.br)

Ricardo Silvestrin – Escritor e músico. Autor de diversos livros, entre eles: Palavra Mágica, O Menos Vendido, Metal e Typographo, de poesia; Play, contos; O videogame do rei, romance; Pequenas observações sobre a vida em outros planetas e É tudo invenção, literatura infantil. Integra a banda os poETs, que lançou os cds Música Legal com Letra Bacana e os poETs, além do dvd os poETs ao vivo. Recebeu por cinco vezes o prêmio Açorianos. É formado em Letras pela UFRGS.

André Venzon – é artista visual, curador, gestor cultural e mantém seu ateliê no 4o Distrito há 20 anos.
Dedica-se ao estudo dos conceitos de lugar na construção poética dos seus trabalhos artísticos. Diante de sua forma de olhar e perceber a arte como responsabilidade social, foi diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS, tendo participado do programa Museum Study Tour − intercâmbio entre representantes de alguns dos mais importantes museus da Escócia, Inglaterra e Brasil, a convite do British Council. Presidiu a Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa e colaborou junto ao
Conselho Estadual de Cultura, FUMPROARTE, Colegiado Nacional de Artes Visuais e Santander Cultural. Bacharel em Artes Visuais e especializado em Gestão e Políticas Culturais, atualmente, é mestrando em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Também é autor do monumento ao Centenário da I Imigração Judaica organizada para o Brasil, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre/RS.

 


Generic placeholder image