Shows e Espetáculos


O festival #Deslocamentos4D conta com diversas atrações culturais, com destaque para o #PalcoDeslocamentos, que estará localizado na área central do Vila Flores, onde acontecem os shows do The Room Brothers, Tonho Crocco e Frank Jorge, o espetáculo infantil com a Cia. Caixa do Elefante e a discotecagem Brasil Afro Vibes com o DJ Piá. Durante os shows, os artistas urbanos Toniolo e Xadalu fazem uma intervenção de arte ao vivo no placo #Deslocamentos4D.

 

The Room Brothers
A banda tem conquistado projeção no cenário local ao tocar em bares, casas de shows e eventos abertos ao público na capital e região metropolitana de Porto Alegre, com destaque para a feira Me Gusta e o Festival da Boa Vizinhança. Os fãs do bom e velho rock’n’roll terão boas surpresas com a banda, que também trabalha canções autorais.

 

Frank Jorge
Após o show de lançamento do álbum Escorrega Mil Vai Três Sobra Sete, chegou o momento de mostrar ao 4o Distrito a performance ao vivo das canções deste quarto disco solo de Frank Jorge. Nesse disco, Frank Jorge trouxe uma presença mais nítida das guitarras, retomando a vocação roquística e cancioneira, com espaço para sonoridades de folk music, presentes nas canções “O Viajante” e “Nicodemo”. Para esta apresentação, Frank Jorge contará com a participação do baterista e parceiro da Graforreia Xilarmônica, Alexandre Birck, na percussão e vocal, para interpretar algumas das canções que integram o
disco, como “Hey Hey”, “Sempre Procurando” e “Só distância” e outros sucessos de sua carreira, além de
temas da Graforreia Xilarmônica e do imaginário brega nacional do cancioneiro popular.

 

Tonho Crocco
Vocalista do grupo Ultramen, Tonho Crocco está divulgando o segundo disco solo intitulado Das Galáxias. O álbum foi contemplado pelo edital da Natura Musical e chega nos formatos cd e vinil, reafirmando a essência samba/soul e a estética solar do cantor.

 

Espetáculo infantil Bom Pra Cachorro
Bom pra Cachorro é inspirado nos esquetes cômicos dos circos-teatro, os mambembes, de cidades do interior do país. A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos transpõe este espirito de comunhão teatral para a linguagem dos bonecos de luva, técnica tradicional do grupo desde sua fundação, e faz referências aos autores de sua primeira montagem teatral, celebrando os 25 anos do Abelardo – o cachorro ator e mestre de cerimônias de seus espetáculos. A montagem é uma livre adaptação das obras “Os Bons Vizinhos”, “O Invento Maravilhoso” e “O Trapaceiro Enganado”. De acordo com a reação do público, a temática do texto muda completamente. Diego Kurtz e Mário de Ballentti são os atores que manipulam os bonecos e a trilha sonora é composta por Arthur de Faria. A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos é uma das companhias de teatro de bonecos mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional. Suas premiadas montagens, direcionadas tanto para o público infantil quanto para o adulto, já percorreram diversos países da Europa, América do Norte e América do Sul.
Horários: às 14h e às 16h, domingo, no Theatro do Abelardo, no Vila Flores

DJ Piá – Brasil Afro Vibes
Brasil Afro Vibes é um projeto de pesquisa da música negra brasileira feita por Piá, radialista desde 1994, apresentador de TV de programas de cultura , produtor musical, Rapper e DJ. A pesquisa musical consiste na música brasileira , misturada e, com influência da música africana e da música negra norte americana que vai das batidas do batuque e candomblé travestidas de samba ao soul, funk e disco produzidos no Brasil dos anos 70 remixados por Piá em versões do século 21 e no repertório ainda uma conexão do afro beat brasileiro produzido recentemente com o mesmo ritmo que foi feito por artistas na década de 60 e 70
como Bebeto, Trio Mocotó, Candeia que continham os mesmos elementos , mas eram chamados , apenas, como SAMBA. Brasil Afro Vibes é uma viagem através da influência negra no som feito no Brasil da década de 50 aos anos 2000, essa mistura que construiu uma música extremamente criativa, visceral e com uma forte espiritualidade tribal.
A.S.P.I.R.E
Essa intervenção urbana convida os transeuntes para um passeio para olhar a cidade sob outra perspectiva, distribui e coleta histórias, poesias do cotidiano, quebrando a frequência do tempo e espaço. A ideia é romper com o cotidiano, trazer um sopro de ar e fazer mudar o ritmo de respiração das pessoas. Respirar, inspirar e aspirar a cidade. O Ato Espelhado Companhia Teatral é um grupo atuante desde 2007 e criado pelos atores Cícero Neves e Patrícia Ragazzon. Seus trabalhos propõem linguagem cênica variada e buscam inovação dramatúrgica em espetáculos adultos, infantis, performances e workshops. A apresentação acontece às 16h, sábado, na Rua São Carlos, entre a Rua Gaspar Martins e Rua Comendador Azevedo.

 

Sarau na Janela com os poETs
O Sarau na Janela é um evento criado pelo escritor e músico Ricardo Silvestrin. A apresentação se dá nas janelas da sua casa – um antigo sobrado localizado na Rua São Carlos, 581 – e o público assiste da calçada. A ação nasceu para se somar às diversas iniciativas de revitalização da região, criadas pelos moradores. Nessa edição especial para o festival #deslocamentos4D, a apresentação é dos poETs, uma banda formada pelos poetas-músicos Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin e Ronald Augusto. Os poETs se apresentam por todo o Brasil desde 2001, com um repertório de canções compostas em parceria. Já lançaram os cds Música Legal com Letra Bacana e Os poETs, além do dvd os poETs ao vivo. Neste show, os poETs trazem clássicos dos dois cds e mais um punhado de inéditas que farão parte do próximo álbum. E ainda vão declamar alguns poemas.

Sarau
Reunião festiva com participação do percussionista costa-marfinense Loua Pacom Oulai e outros
convidados.
Horário: às 18h, domingo, no Porto Alegre Hostel Boutique

 

SeteOito Impermanências
No espetáculo de dança SeteOito Impermanências os criadores/intérpretes Thais Petzhold e Marco Fillipin se aventuram nas impermanências da vida. O espetáculo tem direção geral de Marco Fillipin e direção cênica de Claudia Sachs.
Horário: às 21h, domingo, na Casa Cultural Tony Petzhold

Sobre a Casa Cultural Tony Petzhold: é um espaço cultural que propõe a difusão e preservação do movimento e história da dança gaúcha. Situada na Avenida Cristóvão Colombo no 400, é também, há quase seis décadas, local de formação, pesquisa, desenvolvimento e produção artística. O local iniciou suas atividades pela ação da bailarina Tony Petzhold, que fundou sua Escola de Bailados Clássicos Tony Seitz Petzhold, no final da década de 50. Ao longo dos anos, a casa foi sede de grupos de dança e teatro e abrigou trabalhos de diversos profissionais das áreas da dança, teatro, ioga, música e artes plásticas.


Generic placeholder image